Mitos e Verdades Sobre os Chás
26-05-2013 15:58
Mitos e Verdades Sobre os Chás
Mitos
- Chás não fazem mal à saúde: mesmo sendo naturais, os chás também possuem contraindicações
. A maior parte das ervas não deve ser ingerida em excesso. Além disso, elas podem interagir com medicamentos, anulando seu efeito ou causando reações adversas. É importante buscar informações confiáveis antes de iniciar um tratamento com qualquer chá. - Café é mais prejudicial que os chás: assim como alguns chás, o café também traz benefícios para a saúde, mas não pode ser consumido em excesso.
Chás podem curar a gripe: a gripe é uma doença viral que não pode ser curada por medicamento natural. Alguns chás podem sim amenizar os sintomas da gripe, mas não curá-la. O chá quente ajuda a queimar gorduras: a temperatura do chá não intervém na queima de gorduras. Porém algumas ervas podem dificultar a absorção a gordura pelo organismo. - Faz bem ingerir chá durante as refeições: os chás podem dificultar a absorção de nutrientes pelo organismo. Por isso, a bebida deve ser tomada 30 minutos antes ou depois das refeições.
- O tratamento natural dispensa o acompanhamento médico: o ideal é sempre buscar uma opinião médica antes de iniciar o tratamento com chás.
Verdades
- Chás ajudam a emagrecer: sim, eles auxiliam no emagrecimento, mas não fazem milagres. Os chás potencializam a perda de peso quando acompanhados de uma dieta com poucas calorias.
- Algumas ervas podem combater doenças: vários estudos mostram que o chás são eficientes no combate de algumas doenças, mas é importante escolher as plantas medicinais adequadas.
- Existem chás que acabam com a insônia: a melissa, a erva doce e o maracujá, por exemplo, ajudam a relaxar e melhorar a qualidade do sono.
- Os chás previnem doenças do coração: algumas ervas realmente possuem substâncias que protegem o coração, mas os chás devem ser ingeridos até 2 horas depois de preparados para garantir esse benefícios.
- Não devemos tomar um mesmo chá por período prolongado: com o passar do tempo, o organismo deixa de reagir às substâncias terapêuticas das ervas. Assim, o ideal é não ultrapassar o período de 30 dias ingerindo o mesmo chá.
- Grávidas precisam tomar cuidado com os chás: as gestantes devem sempre consultar um médico antes de utilizarem os chás, pois algumas ervas são abortivas.